Storytelling na Publicidade: campanhas que reforçam a história da sua marca

   25/08/2023  |     Anna Laura Neumann

Quando trabalhamos com Storytelling na Publicidade, acreditamos que cada pequena ação pode fortalecer a sua marca. Afinal, a habilidade de enxergar boas histórias nos pequenos detalhes – e contá-las ao seu público – é o que torna a sua empresa única. São essas narrativas, do próprio cotidiano do negócio, que o fazem especial.

Nesse cenário, também é possível incluir as campanhas publicitárias. Em geral, elas são ações maiores projetadas para um resultado específico do cliente. Podem envolver datas comemorativas, um período importante para a sociedade ou até mesmo alguma ação especial da própria empresa.

Para essas campanhas, realizamos na Âme um planejamento pontual. Em uma reunião especial, debatemos quais são os pontos importantes para o cliente, analisando tema, identidade, estratégias de anúncios e criativos específicos. Também avaliamos possíveis ações com influenciadores, roteiros de vídeos, materiais gráficos, entre outros. O principal objetivo é que o público execute uma ação específica, criando histórias conectadas ao propósito maior da marca.

Campanha de sucesso na área da saúde

Na nossa cliente Salus Vacinas, por exemplo, o resultado esperado é a aplicação de cuidado, ou seja, que as pessoas se vacinem e cuidem da sua saúde. Por isso, no começo do outono de 2023, preparamos uma campanha para estimular a vacinação contra a Gripe. Como se tratava de uma iniciativa sazonal, esta ação exigiu um planejamento diferente.

Imagem ilustratativa: montagem com prints de 3 cards de instagram que mostram a campanha da vacina da gripo, da Salus Vacina. - Conteúdo em: Storytelling na Publicidade: campanhas que reforçam a história da sua marca

Em um primeiro momento, as responsáveis pelo planejamento, redação e criação se reuniram para discutir pontos importantes a serem abordados. Após a definição do nome da campanha, identidade visual e estilo da narrativa, além das principais estratégias, passamos a base da campanha para aprovação com o cliente. Isso porque, embora nossa equipe não trabalhe com pré-aprovação, nesses casos o olhar do cliente é essencial para guiar os próximos passos da campanha e otimizar o fluxo de trabalho.

Imagem ilustratativa: montagem com prints de outros 3 cards de instagram que mostram a campanha da vacina da gripe, da Salus Vacina. - Conteúdo em: Storytelling na Publicidade: campanhas que reforçam a história da sua marca

Ao observar as imagens, você vai perceber que esta série de publicações tem identidade e estilo próprio. Em outras palavras, ela foi feita para impactar os consumidores de forma mais assertiva. A ideia era que pudesse ser rapidamente identificada quando chegasse no feed dos possíveis clientes.

Quanto ao slogan, ao optarmos por usar “Caça ao Vírus da Gripe”, toda narrativa seguiu aspectos que lembrassem uma caça. Por isso, o layout trouxe elementos como redes de captura e vírus passeando pelos posts. Além disso, também trouxemos novos personagens para agregar à campanha da marca.

Influenciadores combinam com Storytelling?

Outro ponto interessante, que enriqueceu a campanha, foi a participação de influenciadores. Ou seja, além de planejar e executar toda a narrativa, a Âme Storytelling também mediou contatos, trabalhando com outras ferramentas de divulgação e fortalecimento da campanha.

Em um formato dinâmico, com perguntas feitas para a Clarinha (filha da influenciadora Beta Weizenmann) e para a Luciana (responsável pela Salus), o conteúdo compartilha com o público as principais dúvidas sobre o tema, que podem ser comuns a todas as pessoas. Narrativas como essa geram conteúdo de qualidade, impactam melhor as pessoas e as conectam com a marca. Este é o Storytelling na Publicidade e você pode conferir o primeiro vídeo da série clicando aqui.

Storytelling nas campanhas de IR

Aqui na Âme, embora não atendamos concorrentes, temos uma exceção para dois escritórios de Contabilidade, por possuírem sócios em comum. Mas apesar de terem características semelhantes, elaboramos duas campanhas completamente diferentes para período de declaração do Imposto de Renda.

Para a RGR Contabilidade, de Lajeado, decidimos trabalhar a campanha com o tema de competições de corridas. Por isso, nomeamos a campanha de “Maratona do Imposto de Renda: você não precisa correr sozinho, conte com a RGR”.

Imagem ilustratativa: montagem com prints de 3 cards de instagram que mostram a campanha de Declaração do Imposto de Renda, da RGR Contabilidade. - Conteúdo em: Storytelling na Publicidade: campanhas que reforçam a história da sua marca

Já para a Consultores Associados, de Porto Alegre, usamos a narrativa de “Imposto de Renda Sem Neura: conte com a Inteligência Contábil da CAS para domar esse leão.” Assim, com um jogo de palavras, reafirmamos a importância de se ter uma assessoria qualificada nesta complexa obrigação que é declarar os gastos à Receita Federal.

Imagem ilustratativa: montagem com prints de 3 cards de instagram que mostram a campanha de Declaração do Imposto de Renda, da CAS Consultores Associados, de Porto Alegre - Conteúdo em: como uma campanha publicitária pode reforçar a história da sua marca

Gostou dos cases? É assim, reunindo as narrativas envolventes do Storytelling na publicidade, que buscamos trazer resultados mais imediatos. Dessa forma, por meio de conteúdos de qualidade, a sua marca se fortalece, cresce e ganha notoriedade.

Para saber mais sobre o nosso trabalho, você pode entrar em contato com a Âme Storytelling, clicando aqui. Estamos prontas para contar suas histórias e, mais do que isso, preparar ações estratégicas para reforçar a sua marca perante o público. Vamos conversar?

Leia também: Storytelling para negócios: estratégia para conquistar e fidelizar clientes. 

Card com texto e foto: Luiza Adorna, Jornalista e Redatora da Âme

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