Vídeos institucionais: sua história conduzida do roteiro à divulgação

   06/06/2024  |     Victória Lieberknecht

Você sabia que a Âme Storytelling também assessora a produção de vídeos institucionais? Com o trabalho da nossa equipe, sua história é conduzida do roteiro à divulgação do material. Isso porque contamos com a expertise das nossas profissionais em todas as etapas e acreditamos que esse trabalho conjunto, com atenção a cada fase, é o que gera o resultado satisfatório. Tudo com muita sensibilidade, afinal, são histórias! 

Uma das narrativas que contamos recentemente em vídeo institucional foi a da Sulati, empresa de Arroio do Meio que atua desde 1979 como representante institucional de seus clientes. A marca realiza serviços de gestão administrativa, representação comercial e operação logística (armazenagem e entregas) de produtos refrigerados, congelados e linha seca.

Para marcar seus 45 anos, sugerimos à Sulati um vídeo comemorativo especial, que falasse sobre o passado, mas que também olhasse para o futuro. Nós, como especialistas em boas histórias, planejamos tudo. Começamos criando o roteiro para, em seguida, selecionamos o videomaker cujo trabalho tivesse mais afinidade com a mensagem proposta. Além disso, acompanhamos esse profissional terceirizado em cada etapa, fazendo direcionamentos em Storytelling.

Como contamos essa história

Como citado, o primeiro passo, portanto, foi escrever a história que seria narrada em pouco mais de três minutos de vídeo. O texto, criado com exclusividade pela nossa redatora, sempre é entregue ao videomaker acompanhado de sugestões de cenas, dando um norte para a captação das imagens. Além disso, orientamos o profissional sobre o tom do vídeo que, neste caso, foi marcado pela emoção e nostalgia.

Para provocar esses sentimentos, o fato de sermos especialistas em Storytelling ajuda (e muito) na construção de uma sequência interessante, sem que seja apenas mais um vídeo moroso de aniversário. Afinal, não basta apenas relembrar os anos da empresa e citar seus valores. É preciso falar de tudo isso enquanto se conta uma história, carregada de significado. Mas para isso, talvez você possa estar se perguntando:

Como escrevemos narrativas emocionantes à distância?

Ao longo do atendimento da Âme, consideramos essencial criarmos intimidade com a marca, a fim de conhecer sua história em detalhes. Para isso, acompanhamos com constância (de forma assíncrona) os movimentos internos e externos da empresa. 

Então, dia após dia, nos aproximamos de sua marca compreendendo, na prática, sua visão, missão e valores (incluindo aqueles que sequer foram ditos). Por isso, os nossos materiais fluem com leveza, já que boa parte de uma campanha institucional mora nos detalhes do cotidiano. Para nós, essa é a essência do Storytelling. A partir da nossa troca genuína com as marcas, sabemos o que toca o coração das pessoas e as faz se sentirem mais próximas da sua empresa.

Imagem ilustrativa de um notebook com um roteiro de vídeo na tela - Vídeos institucionais: sua história conduzida do roteiro à divulgação

Mas voltando ao roteiro, mesmo quando a captação das imagens está pronta, seguimos coordenando o processo de finalização. Para isso, continuamos dando direcionamentos inclusive no momento da edição do vídeo. Ou seja, essa assessoria foi feita antes, durante e depois das gravações. Por falar em edição, outra etapa deste processo é a narração em áudio. Somos as responsáveis, inclusive, pela escolha da voz para locução. E assim como todos os elementos do vídeo, selecionamos aquela que melhor se encaixa com o tom de voz da sua marca.

Imagem ilustrativa com três fotos, mostrando os bastidores das gravações - Vídeos institucionais: sua história conduzida do roteiro à divulgação

Mas como escolhemos a voz da sua marca?

Todas as nossas escolhas e caminhos percorridos durante uma produção têm um significado, uma motivação. Ao planejar um roteiro audiovisual, automaticamente também pensamos no estilo da voz que levará a mensagem às pessoas. Então a partir do texto e da proposta escolhida, temos a sensibilidade de identificar qual tom de voz é o ideal, como feminino ou masculino, interpretado ou formal, alegre ou emocionado e até mesmo considerando o sotaque do locutor, para que seja condizente com a história da marca. 

Todos os detalhes importam porque nosso compromisso é fazer a história ser contada de forma única. Lembrando que essas características para locução do vídeo também seguem a própria voz da marca, definida durante a elaboração do Mapa de Comunicação do cliente, criado logo que a sua empresa chega na Âme. Leia mais sobre isso aqui: Qual a voz da sua marca? Entenda como e por que definir a sua

O vídeo está pronto. E agora?

Para esse momento tão especial dos 45 anos da Sulati, que envolveu funcionários e a família fundadora por vários dias, combinamos com o cliente de que a divulgação ocorreria exatamente no dia do aniversário da empresa, em 1º de maio. No entanto, foi necessário recalcularmos a rota um dia antes da divulgação. Isso porque, naquela data, começava a maior catástrofe ambiental do Rio Grande do Sul, com enchentes que afetaram seriamente a região onde a Sulati atua, incluindo empresas parceiras deste cliente. A divulgação, então, foi postergada e deu lugar a uma série de posts sobre solidariedade e até uma campanha, intitulada Abraço ao RS, para acolher as comunidades com gentilezas.

Imagem com design e print de duas publicações da Sulati no Instagram - Vídeos institucionais: sua história conduzida do roteiro à divulgação

As primeiras duas semanas de maio foram incertas e repletas de cuidado. Por isso, mesmo com o planejamento anterior nas mangas, fomos analisando o cenário um dia de cada vez. Então, no dia 14 de maio, entendemos que as pessoas precisavam voltar a ver histórias de esperança e continuidade, que é exatamente o que o vídeo da Sulati traz. Então compartilhamos o vídeo nas redes sociais, adaptando a legenda para o momento: 

Em meio a um dos momentos mais difíceis para Arroio do Meio, o Vale do Taquari e todo o Rio Grande do Sul, completamos 45 anos de Sulati. Uma história que saiu do papel em 1979 e se transformou de possibilidade para realidade. Hoje, depois de duas semanas, compartilhamos esse vídeo preparado com tanto carinho. Esperamos que tudo fique bem. Enquanto isso, seguimos Lado a Lado e apaixonados por essa terra, certos de sua reconstrução. 💙 @sulati.corp

Agora que conversamos sobre o processo de construção do vídeo comemorativo ao aniversário de 45 anos da Sulati, que tal conferir o resultado? Veja abaixo e entre em contato caso deseje contar histórias ao nosso lado. Ou, como diria a Sulati, Lado a Lado. 

Card com texto e foto: Luiza Adorna, Jornalista e Redatora da Âme

Comentários

Compartilhe nas redes sociais

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Conte sua história com a gente

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.