Storytelling para marcas: as narrativas das empresas precisam de continuidade

   14/03/2023  |     Anna Laura Neumann

Quando você se apaixona por um livro, certamente procura outros títulos do mesmo autor. Assim como ao finalizar um capítulo bom, você logo quer ler o próximo. No caso das séries, ao finalizar uma temporada, o lançamento da próxima já vira evento importante em sua agenda, concorda? Saiba que essa mesma expectativa é considerada pela Âme na hora de escrever os conteúdos para uma empresa. Afinal, essas narrativas precisam de continuidade para gerarem conexão e o Storytelling para marcas é perfeito para isso. É essa metodologia que torna a ligação empresa-consumidor bem sucedida, levando o público a sentir vontade de querer saber mais e entender o propósito daquela comunicação.

Storytelling com continuidade, das séries para a vida real das marcas

No livro Super-histórias no Universo Corporativo, de Joni Galvão, o autor destaca que é possível comparar a comunicação corporativa com séries de televisão, porque elas acontecem em episódios. “Faz parte do Storytelling promover conexões e links entre interações presentes e outras que estão por vir”, comenta. Isso gera, dia após dia, o interesse em seguir acompanhando aquele perfil, ler um post completo e, por que não, tornar-se cliente.

Em outras palavras, o Storytelling para marcas conduz a narrativa para uma comunicação continuada e integrada, garantindo a ligação entre passado, presente e futuro, mas principalmente gerando um contexto em relação a todos os conteúdos, o que proporciona confiança e sensação de intimidade. É dessa forma que a cumplicidade entre uma marca e seu público é criada, pois cada capítulo fica marcado e define a maneira que as pessoas vão enxergar a sua empresa.

Além disso, marcas que contam suas histórias com coerência no longo prazo criam uma imagem consolidada na mente dos consumidores. Elas passam a ser lembradas não apenas porque as cores do seu design chamaram a atenção ou porque alguém falou sobre elas na mídia. A empresa chega à memória do cliente por todas as vezes que ela o fez se conectar, se sentir parte, mergulhar em uma boa história. E por falar em boas histórias, nós já publicamos um artigo por aqui contando que todos os segmentos têm histórias envolventes. Você pode ler o conteúdo completo clicando aqui

Mas voltando ao assunto, para saber se sua empresa está gerando conexão com os consumidores e futuros clientes, basta responder: essa história faz sentido para quem já te acompanha e para os novos leitores? Se fosse uma série de tv, você ficaria ansioso pelas próximas temporadas? Conte com a nossa equipe para encontrar essas respostas! Você pode nos chamar no WhatsApp, clicando aqui.

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Card com texto e foto: Luiza Adorna, Jornalista e Redatora da Âme

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