Storytelling para marcas: as narrativas das empresas precisam de continuidade
Quando você se apaixona por um livro, certamente procura outros títulos do mesmo autor. Assim como ao finalizar um capítulo bom, você logo quer ler o próximo. No caso das séries, ao finalizar uma temporada, o lançamento da próxima já vira evento importante em sua agenda, concorda? Saiba que essa mesma expectativa é considerada pela Âme na hora de escrever os conteúdos para uma empresa. Afinal, essas narrativas precisam de continuidade para gerarem conexão e o Storytelling para marcas é perfeito para isso. É essa metodologia que torna a ligação empresa-consumidor bem sucedida, levando o público a sentir vontade de querer saber mais e entender o propósito daquela comunicação.
No livro Super-histórias no Universo Corporativo, de Joni Galvão, o autor destaca que é possível comparar a comunicação corporativa com séries de televisão, porque elas acontecem em episódios. “Faz parte do Storytelling promover conexões e links entre interações presentes e outras que estão por vir”, comenta. Isso gera, dia após dia, o interesse em seguir acompanhando aquele perfil, ler um post completo e, por que não, tornar-se cliente.
Em outras palavras, o Storytelling para marcas conduz a narrativa para uma comunicação continuada e integrada, garantindo a ligação entre passado, presente e futuro, mas principalmente gerando um contexto em relação a todos os conteúdos, o que proporciona confiança e sensação de intimidade. É dessa forma que a cumplicidade entre uma marca e seu público é criada, pois cada capítulo fica marcado e define a maneira que as pessoas vão enxergar a sua empresa.
Além disso, marcas que contam suas histórias com coerência no longo prazo criam uma imagem consolidada na mente dos consumidores. Elas passam a ser lembradas não apenas porque as cores do seu design chamaram a atenção ou porque alguém falou sobre elas na mídia. A empresa chega à memória do cliente por todas as vezes que ela o fez se conectar, se sentir parte, mergulhar em uma boa história. E por falar em boas histórias, nós já publicamos um artigo por aqui contando que todos os segmentos têm histórias envolventes. Você pode ler o conteúdo completo clicando aqui.
Mas voltando ao assunto, para saber se sua empresa está gerando conexão com os consumidores e futuros clientes, basta responder: essa história faz sentido para quem já te acompanha e para os novos leitores? Se fosse uma série de tv, você ficaria ansioso pelas próximas temporadas? Conte com a nossa equipe para encontrar essas respostas! Você pode nos chamar no WhatsApp, clicando aqui.
Acompanhe a Âme Storytelling no Intagram.
Compartilhe nas redes sociais
CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES