Narrativas para rebranding, um case de sucesso da Âme

   02/02/2024  |     Victória Lieberknecht

“A minha marca não combina mais com a minha empresa.” Se você tem essa sensação quando olha para a comunicação do do seu negócio, saiba que este é um movimento bastante natural. Assim como as pessoas, as marcas também são dinâmicas e se modificam ao longo do tempo. A cada dia, você e sua equipe trilham novos caminhos e, chega um momento em que é necessário mudar. Por ser uma marca única e repleta de histórias, nada melhor do que contar com uma narrativas para rebranding.

Um caso assim aconteceu recentemente com um dos clientes da Âme Storytelling. No final de 2023, a Nesello Daiello Advocacia realizou diversos movimentos estratégicos dentro da empresa. Com esses novos passos, os três sócios sentiram que a identidade visual criada lá na fundação do negócio, em 2018, já não fazia mais sentido. Foi então que a Âme entrou em ação, em parceria com a Morama Branding, responsável pela nova identidade visual da marca.

GIF ilustrativo mostrango a logomarca antiga e a nova da Nesello Daiello Advogados em suas narrativas para rebranding.

Rebranding em narrativa, um trabalho de muitas mãos

Enquanto a Morama desenvolveu o novo logotipo, cores, fontes e desenhos da marca, a Âme se aprofundou na história da empresa para criar uma narrativa de rebranding. Isso porque, mais do que renovar o visual da Nesello Daiello, era necessário mostrar que este novo momento era mais do que estético, mas uma consequência de anos de trabalho e estratégia.

Mais do que um escritório de advocacia, a Nesello Daiello tornou-se um serviço de assessoria completa para empresas. Seus Advogados agem na retaguarda dos negócios, em todos seus movimentos. Isso significa que a empresa se antecipa aos problemas, gerando mais segurança, credibilidade e economia aos negócios. Tudo isso, em uma linguagem acessível aos empreendedores, que têm as mais diversas origens.

“Nós sentíamos a necessidade de atualizar nossa marca porque a que estávamos utilizando não representava mais a realidade dos nossos serviços. Ela havia sido feita quando ainda éramos apenas 2 sócios e, diferente do que oferecemos, era de certa forma, engessada e clássica, muito padrão”, conta um dos sócios. Para a nova identidade, “o objetivo foi trazer elementos que representassem essa nova fase da assessoria jurídica Nesello Daiello. Uma assessoria proativa, que está lado a lado com o empresário, focada em soluções para o negócio e que possibilitem que a empresa foque no operacional”.

Fotografia ilustrativa dos sócios da nesello daiello advogados no podcast de lançamento da sua narrativa para rebranding

Narrativas para rebranding: mais significado às marcas

No processo de relançamento da marca da Nesello Daiello Advogados, a Âme estruturou uma sequência de publicações que envolviam site e redes sociais da empresa. Apesar do Direito ser um tema complexo, optamos por conduzir conteúdos que conversassem mais com as dores e desejos dos clientes do que sobre os temas jurídicos em si. Para isso, utilizamos cortes de entrevistas no estilo podcast, apostamos em fotos, falas e artigos opinativos dos sócios, para aproximar e humanizar a marca. 

A divulgação planejada e executada pela Âme, que teve como ápice um evento presencial com parceiros e clientes da Nesello Daiello, foi avaliada positivamente por eles. “A divulgação da nova marca, e do evento de seu lançamento foi muito positiva. Além de marcar o momento da mudança, possibilitou a geração de conteúdo e de interação entre clientes, prospectos e parceiros. De maneira geral, criou muito interesse e trouxe um retorno acima do esperado.”

Imagem clicável ilustrativa que irá para o vídeo de lançamento da narrativa para rebranding da nesello daiello advogados.

Leia também: Qual a voz da sua marca? Entenda como e por que definir a sua

Cliente com a palavra

Por fim, ao concluirmos o movimento de lançamento da nova marca, perguntamos ao cliente qual foi sua percepção sobre a narrativa que criamos para introduzir a nova marca para as pessoas. Veja a resposta do cliente:

“A narrativa contribuiu para criar o interesse. Com a divulgação e o material produzido com o podcast, mais o evento de lançamento, foi possível ter uma boa divulgação com muito engajamento nas redes sociais.”

Através das narrativas, o rebranding da Nesello Daiello foi um sucesso, renovando as energias do escritório para um novo momento. “A divulgação coincidiu com o final do ano e o fechamento de alguns trabalhos. Portanto foi um momento de conversar com clientes e divulgar nosso trabalho e posicionamento. Com a virada do ano, nos sentimos muito motivados para iniciar essa nova fase em 2024, expandindo ainda mais a assessoria e focados na entrega de soluções jurídicas de qualidade para os nossos clientes.”

Se a sua marca precisa subir um degrau na comunicação, conte com uma boa narrativa para rebranding da Âme. Vamos conversar?

Card com texto e foto: Victória Lieberknecht, Jornalista, Redatora e Planejadora da Âme

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