Ações de fim de ano: Marketing e Storytelling no relacionamento com clientes

   05/01/2024  |     Victória Lieberknecht

O trabalho realizado por aqui na Âme, baseado em Storytelling, se constrói muito além de uma simples prestação de serviços. Isso porque os princípios desta técnica percorrem nosso dia a dia em reuniões, trocas de ideias, nas pautas do trabalho e, claro, no relacionamento com equipe e clientes. Com este propósito, preparamos ao longo de dezembro uma série de ações de Marketing e Storytelling no relacionamento com clientes. Confira algumas delas neste artigo.

Presente de fim de ano para os clientes

Quando o ano se aproxima do fim, muitas empresas se preocupam em demonstrar sua gratidão aos clientes e parceiros de negócios. Aqui na Âme não é diferente. Para contar boas histórias nas redes dos clientes, nós entendemos que é necessário mais do que uma parceria comercial, mas criar laços emocionais, demonstrando nosso envolvimento real com a narrativa de cada marca.

Nesse sentido, preparamos para o final de 2023 duas ações principais para manter nossa conexão e relacionamento com os clientes. A primeira delas foi pensar em um presente físico que tivesse significado para cada uma das marcas. Nossas colaboradoras trouxeram dezenas de ideias, mas uma em especial fez mais sentido neste ano, uma vela aromática.

Mais do que um objeto bonito, a equipe da Âme pensou na vela como uma experiência sensorial para despertar memórias olfativas e afetivas. O trabalho começou ao selecionarmos uma profissional que cria velas artesanais, passando pela escolha da embalagem, que teria um lettering com o a marca do cliente na tampa e, no corpo, uma breve mensagem que resumisse a intenção do presente.

Fotografia ilustrativa da vela aromática da âme - Construindo relacionamentos duradouros: Marketing e Storytelling no relacionamento com clientes

Reunida presencialmente, nossa equipe também selecionou para cada cliente um aroma que combinasse com sua essência. Para uma fábrica de sorvetes, o doce da baunilha. Já para um centro de lazer, por exemplo, o perfume Campos Verdes. Tudo foi embalado cuidadosamente em uma caixinha, que foi acompanhada de um item especial, uma carta.

Por dentro da história de cada cliente

Além da vela aromática, a carta que acompanhou o presente foi pensada exclusivamente para cada cliente. Nela, convidamos o representante da empresa para reunir a equipe, acender a vela e compartilhar com todos nosso resumo carinhoso sobre a jornada daquelas pessoas em 2023.

Como resultado, recebemos vídeos, fotos e mensagens das equipes dos nossos clientes, compartilhando juntos esse momento de puro Storytelling. Com a carta, relembramos algumas das muitas conquistas do ano, inspirando um Ano Novo ainda melhor. Além disso, a ideia da vela foi “despertar memórias e inspirar histórias” ao longo de todo ano. Então sempre que as equipes precisarem de inspiração, a vela será um gatilho para novas ideias.

Âme na Estrada

Tão importante quanto preparar os presentes, era entregá-los a cada cliente. Por isso, reunimos a nossa equipe – que atua em home office em quatro cidades diferentes -, entramos em uma van e começamos as visitas. Ao longo de uma sexta-feira, percorremos três cidades, encontrando presencialmente os clientes que atuam perto de nós. Veja um resumo deste dia especial:

Imagem com link. Clique para conferir o vídeo do Âme na Estrada. - Construindo relacionamentos duradouros: Marketing e Storytelling no relacionamento com clientes

Para nossa surpresa, além de podermos abraçar e presentear nossos clientes, também fomos surpreendidas com mimos. Ganhamos cuidas de chimarrão, bombons e até mesmo decorações de Natal, como compartilhamos neste vídeo:

imagem com link para vídeo da Âme para o cliente AMAM. - Marketing e Storytelling no relacionamento com clientes

Houveram também os clientes que atendemos à distância, situados em outros estados ou países. Nesse caso, enviamos os presentes por correio, com a mesma dose de carinho, claro.

Equipe unida, histórias renovadas

Além dos clientes, a própria equipe da Âme também teve um momento para celebrar os capítulos de 2023. No dia seguinte, no sábado, nos encontramos no Centro de Lazer Arroio Grande – nosso cliente de longa data – onde conversamos, rimos, jogamos e, claro, inauguramos uma nova tradição, um amigo secreto de livros. 

Foto ilustrativa da equipe da Âme Storytelling na confraterinazação de fim de ano - Marketing e Storytelling no relacionamento com clientes

Todas essas ações, mais do que compromissos de fim de ano, são um momento para completar as histórias com cada personagem da Âme. Nesses dois dias, tivemos a oportunidade de trabalhar nosso próprio Marketing e, claro, reforçar nossa conexão com os clientes.

Aqui na Âme, o Storytelling é a ferramenta que une todos esses mundos. Mais do que contar, construímos histórias autênticas com as marcas, criando identificação e conexão emocional. Esses elementos não apenas aumentam a visibilidade das marcas, mas também constroem relacionamentos sólidos, contribuindo para o crescimento sustentável e a diferenciação no mercado. E então, pronto para contar sua história com a gente?

Card com texto e foto: Victória Lieberknecht, Jornalista, Redatora e Planejadora da Âme

Comentários

Compartilhe nas redes sociais

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Conte sua história com a gente

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.