Consultoria em Storytelling Estratégico para Marcas

   12/07/2023  |     Anna Laura Neumann

Antes de qualquer coisa, deixe-nos contar uma rápida história sobre a Consultoria em Storytelling Estratégico para Marcas. Há algum tempo, chegou até nós o representante de uma indústria do ramo da tecnologia. Uma empresa de grande porte, já consolidada no mercado e com produtos inovadores, frequentemente elogiados pelos clientes. Em plena expansão para novos estados brasileiros (e até mesmo com alguns pontos de venda em países vizinhos), o representante dessa marca sentia que a comunicação, feita por uma equipe de Marketing interna, ainda não se conectava profundamente com o seu público-alvo. 

Ao longo de sua trajetória, os executivos da marca perceberam que precisavam subir mais alguns degraus no seu relacionamento e conexão com os clientes. Mas apesar de já investir em tecnologia, mão de obra qualificada e buscar sempre estar atualizada e competitiva no mercado, a empresa ainda sentia que faltava algum elemento fora do óbvio. Mas afinal, o que mais fazer?

Ao analisarmos a comunicação feita até então, que já era visualmente muito atrativa, logo conseguimos identificar o problema: faltava alma naquela marca. Apesar de já contar com uma agência de Marketing, ter um feed do Instagram lindo e coeso, ao compararmos o seu perfil online aos perfis de diversos outros concorrentes, logo de cara era possível notar que todos faziam a mesma coisa: entregavam beleza, mas não entregavam essência. Foi aí que entrou o trabalho da Âme de Consultoria em Storytelling Estratégico para Marcas.

Card com texto: “Ficamos mais velhos, mas não mudamos. Tornamo-nos mais refinados, porém no fundo continuamos sendo como quando éramos pequenos, criaturas que esperam ansiosamente que lhes contem outra história, mais outra e mais outra." Paul Auster - conteúdo em Consultoria em Storytelling Estratégico para Marcas

Depois de uma longa conversa para compreender, afinal, qual era a alma daquela marca, conseguimos identificar que ali já existia muita personalidade. A questão era que o Marketing dessa empresa não sabia exatamente como transmitir isso ao público em suas campanhas. Então nós, da Âme, os ajudamos a traçar um caminho mais claro aos objetivos por meio do Storytelling.

Mas por que usar o Storytelling na construção de marcas?

Já que estamos falando em Storytelling, temos uma rápida pergunta. Você chegou a perceber que, ao embrulharmos informações “chatas” e maçantes em uma história, nós conseguimos prender a sua atenção até aqui? Bom, esse é o poder do Storytelling. E isso acontece porque faz parte da natureza humana ouvir, se entreter e aprender através de histórias. Estamos sempre prontos para ouvir uma boa história.

Gif ilustrativo: card de bordas roxas e, no meio, a imagem de um homem de cerca de 45 anos, vestindo terno preto, dizendo "oh, wow" repetidamente. - Conteúdo em Consultoria em Storytelling Estratégico para Marcas

Um exemplo claro disso são os contos, as fábulas, romances, novelas, séries, filmes, que entregam conhecimento enquanto entretêm quem os lê, ouve ou assiste. Mais do que isso, histórias são mais fáceis de memorizar e, depois, reproduzir. Quer ver como isso funciona no nosso dia a dia? Vamos lá: você já se pegou descrevendo para alguém uma propaganda incrível que assistiu? Ou então compartilhando com um amigo uma história que ouviu de um desconhecido, mas que de qualquer forma era muito boa? Pois bem, este é o poder do Storytelling: as histórias engajam.

Card informativo com texto: 5 motivos para usar o Storytelling como ferramenta de Marketing.  O card tem fundo branco e texto em roxo, com grifados em verde. Conteúdo em: Consultoria em Storytelling Estratégico para Marcas

1 – Você traz à tona a essência da sua marca, causando identificação com o cliente;

2 – A sua marca deixa de ser vista como CNPJ e passa a ser vista como um negócio de valor, mais humano e conectado com a verdade dos seus diferentes públicos;

3 – A construção da alma da sua marca passa a ser mais clara tanto para o público interno quanto para o externo. Ou seja, você não vende produtos ou serviços, você vende uma experiência;

4 – Ao compartilhar a narrativa da sua marca com o público, ele tende a ser mais fiel, já que enxerga essa comunicação mais como uma conversa e menos como uma propaganda;

5 – Toda empresa vende mais do que produtos ou serviços, entrega soluções aos clientes. Ao se abrir para essa comunicação, aos poucos começa a participar da história das pessoas. 

Card informativo com texto. No topo está escrito em letras roxas, griadas com verde claro: "Como aplicar o Storytelling à minha empresa?". Abaixo, tem uma ilustração de uma estrada cheia de curvas. No início dela está escrito "conheça o caminho", seguido com vários marcadores de mapa e, no final, o texto: "percorrido pela Âme".

Storytelling na prática

Para começar, realizamos uma reunião com os responsáveis pela marca. Este é o momento para ouvirmos e entendermos todas as intenções e expectativas do cliente.

Em seguida, designamos quais profissionais da Âme serão responsáveis por aquela marca. Nós analisamos o perfil do cliente e atribuímos aquela marca aos membros da nossa equipe que mais combinam com ele. 

A partir do passo anterior, fazemos uma reunião de alinhamento, montamos um briefing de trabalho e iniciamos as primeiras produções. Neste momento, criamos o Mapa de Comunicação do cliente com os Arquétipos escolhidos e os principais direcionamentos da marca, inclusive visuais.

Enquanto isso, as nossas redatoras elaboram um Texto Norte, que define a voz de cada marca (publicamos um artigo sobre esse assunto em nosso blog, confira aqui).

Na próxima etapa, a Âme apresenta ao cliente todo o Planejamento de Comunicação especialmente elaborado para aquela marca. Após a aprovação da estratégia, passamos a prestar uma consultoria ativa à equipe de Marketing da empresa. Inclusive algumas das criações (ou revisões) podem passar pela equipe da Âme neste trabalho.

Ou seja, as opções que este serviço oferece às marcas são variadas. Por exemplo, enquanto uma consultoria abrange a criação de textos e layouts dos posts com Storytelling, em outras situações podemos gerar a demanda de criação para a equipe ou agência de comunicação da empresa e depois de pronto avaliar esse trabalho dando feedbacks ativos a esse time.

A Âme é especializada em Storytelling, com experiência de atendimento a marcas nacionais e internacionais. 

Áreas de atuação da Âme Storytelling:

  • Consultoria na construção dos propósitos do seu negócio;
  • Ajudamos você a definir a voz da sua marca;
  • Estudamos e definimos quais Arquétipos definem a sua marca;
  • Analisamos a Comunicação da sua empresa;
  • Estabelecemos possíveis caminhos para uma melhor comunicação;
  • Por meio do Storytelling, agimos na proteção da história da sua marca ao longo do tempo;
  • Definimos guias e direcionamos a narrativa para conteúdos nas redes sociais, nas mídias tradicionais (jornal, revista, rádio e televisão), Youtube, blog e em anúncios online, por exemplo.

Então: o seu conteúdo e a sua comunicação têm personalidade ou será que é só mais do mesmo?

O Storytelling pode ser a ponte que estava faltando entre a sua marca e os clientes. Vamos conversar?

Card com texto e foto: Victória Lieberknecht, Jornalista, Redatora e Planejadora da Âme

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