Tudo o que o RD Summit nos ensinou em três dias
Quem é da área da Comunicação sabe: o RD Summit é mais do que o principal evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina. Também é uma grande inspiração para o trabalho de publicitários, designers, jornalistas, comunicadores, empresários e tantas outras profissões. A partir de tudo o que vimos nos três dias deste megaevento, voltamos para casa com a mente fervilhando de ideias, algumas das quais vamos compartilhar com você nos tópicos abaixo, confira!
No início de novembro de 2023, a Anna Laura Neumann, idealizadora da Âme Storytelling, embarcou para São Paulo para vivenciar de perto os três dias do RD Summit, realizado na Expo Center Norte. Mergulhar nas diversas trilhas deste evento significou voltar para casa atualizada das principais práticas e tendências para aplicar na Âme e na comunicação de nossos clientes.
Tantas coisas, que renderiam um livro! Afinal, este evento reuniu nada menos do que 15 mil participantes, 200 marcas expositoras e 120 palestrantes. Entre tantas inspirações, selecionamos alguns insights especiais para você, adquiridos neste evento cuja organização foi planejada para encantar, entreter, emocionar e marcar nossas vidas para sempre. Isso porque o conhecimento tem o poder de transformar. Confira o resumo dessa história em 2023, sob o olhar da Anna Laura:
Sabe o mais especial, para nós, nesta experiência? Perceber que muitas das pautas do RD Summit 2023 são temas defendidos há muitos anos aqui na Âme Storytelling. Cada reflexão, independente do assunto principal, pontuava algo que acreditamos diariamente: as histórias são uma linguagem universal, que une as pessoas.
Embora nem sempre a pauta Storytelling estivesse em debate, nas diversas palestras do evento foi possível entender o quanto o poder das histórias pode fazer a diferença. Isso porque as histórias, naturalmente imperfeitas, são o que diferencia sua marca das outras. Com elas, você se aproxima do seu público, já que gera identificação.
Para isso, é importante lembrar: você conecta sua marca às pessoas quando gera emoção, quando vende um produto aliado a um propósito. O mundo está mudando, a tecnologia está se desenvolvendo, mas as histórias seguem impactando e conectando comunidades. Mas, além do poder das histórias, qual é o futuro da comunicação, segundo o RD Summit 2023?
Durante as palestras e as trocas de conhecimentos com outros profissionais, foi percebido que será cada vez mais importante fazer um Marketing que não pareça Marketing. Ou seja, o sempre perfeito e muito editado, não funciona mais. Explicando melhor, é preciso fazer parte da conversa. É preciso criar conexões verdadeiras!
Além disso, o olhar das marcas está cada vez mais voltado ao Branding, já que passaram a entender que criar características únicas e identificáveis para a marca gera disponibilidade mental no público.
Em outras palavras, é preciso “alugar um triplex” na cabeça do consumidor. Mas como fazer isso? Através dos três Cs: constância, consistência e coerência, que citamos lá no início deste texto. Afinal, toda marca acontece no encontro do consistente e do surpreendente.
É preciso ter em mente que apenas 5% dos compradores estão prontos para adquirir algo. No entanto, o Branding fala com todo mundo – inclusive com aqueles que ainda não consideram a compra.
O assunto do momento, a Inteligência Artificial, também foi pauta da edição 2023 do RD Summit. Apesar de todas as dúvidas e receios quanto ao tema, os palestrantes destacaram que a IA deverá ser vista como uma mentora auxiliar. Ela não escreverá um post de blog sozinha, mas é excelente para lapidar ideias para o redator e, por exemplo, revisar as regras de SEO.
Neste mesmo sentido, a IA também tende a se tornar uma importante auxiliar na análise de relatórios e no reaproveitamento de conteúdos (criando cortes de um podcast ou produzindo e-books a partir de um vídeo, por exemplo). Também pode atuar na criação de briefings em escala, nas análises SWOT, entre outras finalidades.
Além disso, as IAs permitem um uso inteligente e personalizado do ChatGPT criando, por exemplo, uma conversa para cada cliente da agência. Neste espaço, é possível treinar a máquina para entender e revisar o estilo daquela identidade de comunicação. Ou seja, a IA é mais uma ferramenta para trazer ainda mais qualidade às marcas, desde que seja operada e receba curadoria de profissionais de carne e osso.
Gostou desse conteúdo? Em nossas redes sociais, você encontra um vídeo sobre a participação da Anna no RD Summit 2023. Clique aqui para assistir.
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