Toda história de marca precisa de bons protagonistas

   15/03/2022  |     Anna Laura Neumann

O que faz uma história ser boa? Muito além do roteiro, os personagens dão a cara, o tom e geram a aproximação em cada narrativa. Quando pensamos em Harry Potter, por exemplo, não lembramos apenas que se trata de uma história de um jovem bruxo em aventuras por Hogwarts. Nós pensamos em Harry e no quanto suas feridas se tornaram as nossas. Nós lembramos de Hermione e do quanto sua inteligência e coragem nos inspiram a sermos fortes. Nós pensamos na lealdade de Hagrid e na sabedoria de Dumbledore. Todo personagem, da ficção ou da vida real, resume o propósito de cada história. E isso não é diferente com as marcas.

Quando mostramos os rostos de quem faz uma empresa acontecer estamos gerando conexão e aproximação. Estamos humanizando a marca e mostrando que além de serviços ou produtos, ela também tem alma, sentimentos, emoções e valores. Tem uma missão assim como todo ser humano tem a sua. Isso pode acontecer tanto com a apresentação dos idealizadores de uma marca para seu público, quanto com os próprios colaboradores da empresa.

E essa humanização da marca é uma das nossas prioridades enquanto especialistas em Storytelling. É isso que acontece quando apresentamos mensalmente os colaboradores que completam aniversários de empresa na Sulati. Além de criar conexão com os clientes e com a comunidade, essa ação valoriza o colaborador no momento em que ele se sente parte, se sente visto e celebrado pela empresa.

Para a nossa cliente Cronosul, criamos uma série de apresentação do trio responsável pela criação da Clínica de Psicologia do Sono. Mostrar a trajetória das idealizadoras, regadas a muito estudo, pesquisa e amor pela ciência, aumenta não apenas a credibilidade da empresa, como também a conecta com seu público-alvo.

No mundo do Storytelling uma marca não é apenas uma marca que quer vender um produto ou um serviço. Ao contarmos uma história queremos sempre ir além. Seja relatando resultados especiais, como mostramos no texto sobre as avaliações de clientes através de histórias, ou compartilhando a riqueza de termos pessoas responsáveis por isso.

Card com texto e foto: Luiza Adorna, Jornalista e Redatora da Âme

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