Storytelling é Relacionamento

   02/08/2019  |     Anna Laura Neumann

Imagine-se na seguinte situação: você acaba de voltar de viagem. Seu destino foi um lugar incrível, você foi sozinho e viveu experiências inimagináveis. Agora, chegou a hora de compartilhar com os seus amigos tudo isso. Vocês se encontram em um café e todos começam a compartilhar os últimos acontecimentos de suas vidas, afinal faz tempo que não se encontram. E agora? Como conseguir espaço na conversa, como prender a atenção de todos para as suas histórias? Já revelei o segredo na última palavra da sentença anterior. Histórias! São elas que vão manter o seu público entretido e concentrado para ouvir os percalços e alegrias da sua última viagem.

O mesmo acontece nas Redes Sociais. Por lá estão acontecendo milhares de conversas diferentes, sobre os mais variados temas, o tempo todo. Como uma marca pode se fazer perceber e, melhor ainda, pode se engajar com seus públicos nesse meio? O segredo, mais uma vez, está nas histórias. Elas são o melhor meio para se relacionar com pessoas. São elas que nos permitem conectarmos uns aos outros de uma forma mais profunda e verdadeira. Mas como isso é possível?

A principal dica que dou na minha palestra, “Era uma vez: Storytelling para pequenas e médias empresas”, é justamente o Relacionamento que já citei acima. Foque nele, valorize ele, busque promovê-lo de forma genuína. Só a marca que tem uma vontade verdadeira de se relacionar com os seus públicos é que consegue ser percebida de fato. E é nesse Relacionamento que estão as melhores histórias. Veja um exemplo da Gemelli Sorvetes, cliente Âme Storytelling:

Em uma conversa estabelecida com uma cliente nos comentários da página da marca no Facebook, recebemos uma imagem da ecografia dessa cliente, contando que ela estava com desejos de determinado produto, mas que ainda não sabia o sexo do bebê. Pedimos que nos avisasse assim que descobrisse!

Semanas depois, ela compartilhou o sexo do bebê com a Gemelli e então enviamos a cartinha acima, com Bambinos de Uva e Morango, nas cores rosa e roxo, já que uma menina estava a caminho. A mãe fotografou o presente e nos enviou! Mais Relacionamento, mais um capítulo dessa história que já não era mais escrita com apenas uma cliente.

Meses depois a Gabriella Vallentina chegou ao mundo. Novamente recebemos um carinho inexplicável. A mãe compartilhou imediatamente essa foto com a marca:

Essa história é um dos maiores prêmios que eu podia receber, um dos maiores reconhecimentos pelo trabalho que idealizo e coloco em prática na Âme Storytelling para todos os nossos clientes.

Isso é ter amor por Comunicação, por relacionamentos, por contar histórias, por desenvolver marcas com alma.

Anna Laura Neumann

Comentários

Compartilhe nas redes sociais

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Conte sua história com a gente

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.