Storytelling: o que é? Como funciona?
Que tal mergulhar um pouco mais na metodologia do Storytelling? Eu a utilizo na minha empresa, Âme Storytelling, em conexão com o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo, mas ela pode ser aplicada em várias outras situações, onde há a intenção de comunicar algo para alguém. No Jornalismo, nas Relações Públicas, em Campanhas Publicitárias, em Apresentações, Palestras e até mesmo na Política.
Os motivos que nos levaram a contar histórias para otimizar nossa comunicação são muito, muito antigos. Nossos ancestrais contavam histórias para manter a audiência entretida ao redor da fogueira, para transmitir conhecimentos vitais para a sobrevivência e gerar identidade entre os membros da tribo.
“Histórias podem atuar como veículos, transportadoras que ajudam a transmitir informação para os outros.” (Livro Contágio)
Existem várias outras teorias que poderiam ser explicadas aqui, como a Jornada do Herói, mas prefiro contar a história (olha só!) de algo que aconteceu comigo e meu namorado. Estávamos testando um aplicativo que acaba de chegar em Porto Alegre. Eis que, felizes ao utilizar vários cupons de desconto, tivemos que esperar nosso jantar por absurdas 3 horas! Sim, uma experiência horrível, graças ao aplicativo e não à Quati, de onde vinha o nosso pedido.
Eram baguetes. Quando elas chegaram, eu não via a hora de devorar tudo, já que devo assumir: fico irracional com fome. Mas eis que olho primeiro o pacote onde as baguetes estavam e leio essas informações, impressas de forma bem simples:
O que aconteceu? Fotografei, compartilhei, salvei a foto, comi com um sorriso, foi conversa com o meu namorado, contamos para um amigo e cá estou eu, utilizando isso como exemplo para um artigo. Percebe que eles me contaram a história deles? Me fizeram sentir parte do problema? E melhor ainda, me fizeram sentir que faço parte da solução, do sabor que eles alcançam em seus produtos com essas escolhas? Até pude me sentir lá na Quati, mesmo recebendo as baguetes através de um entregador.
Como eles dizem, não é discurso cosmético e marqueteiro, é a verdade, transmitida mais do que em dados ou informações complexas, mas em uma conversa, em uma história, em Storytelling.
Anna Laura Neumann
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