Qual a voz da sua marca? Entenda como e por que definir a sua

   09/11/2022  |     Anna Laura Neumann

Você já parou para pensar em qual é a voz da sua marca? Ou mesmo se ela tem uma e qual a importância disso? Explicando melhor, esse “tom de voz” da comunicação da sua empresa determina qual é a personalidade dela. Ou seja, se o seu negócio é, por exemplo, uma clínica de estética você pode adotar uma comunicação mais elegante e minimalista. Já se for um supermercado de bairro, uma conversa amiga e mais descontraída pode ser o melhor caminho. 

Antes de mais nada, é importante analisar como as pessoas já reconhecem o seu negócio e, se for positivo, abraçar essa característica junto à sua comunicação. Para exemplificar melhor, vamos pensar nos tipos de amigos que temos e o que, exatamente, eles fazem por nós. 

Enquanto um deles sabe nos aconselhar e nos acolhe com palavras cheias de carinho e compreensão, outro conta piadas e nos inspira a ver o copo sempre meio cheio. Há ainda quem sabe todas as notícias da cidade e quem te inspira profissionalmente. Em resumo, você sabe identificar esses amigos devido à maneira como eles se comportam e se comunicam. Dessa forma, é possível saber qual o melhor amigo para cada situação.  

Seguindo essa mesma lógica, na relação das pessoas com as marcas acontece algo bem parecido: as pessoas procuram aquilo que precisam naquele exato momento e, por isso, é tão importante definir qual é a voz da sua marca. Saiba que a partir do momento em que você estabelece uma determinada voz para a comunicação da sua empresa, é possível criar um espaço de identificação com seus clientes. Sendo assim, eles passam a entender mais rapidamente qual é a intenção por trás do seu negócio, compreendendo melhor quando podem o acionar.

A voz de uma marca na prática

O HopsHaus, hamburgueria atendida pela Âme, é um ótimo exemplo. O Hops é um personagem e é ele que fala com os clientes em todas as redes, convidando a conhecer sua haus (casa em alemão). Então veja um trecho de uma das publicações da marca:

“Eu sou um homem que gosta muito de receber os amigos. E eu sei que aqui na nossa região, visitar os amigos é sempre uma experiência. Por isso, me esforço todos os dias para transformar a minha casa na sua. Uma casa com história, construída lá em 1920. Ela já foi o lar dos tios de alguns, dos pais de outros e dos amigos de tantas outras pessoas. E agora finalmente é de todos.

A missão desta casa, o HopsHaus, é continuar sendo um lar, servindo de cenário para muitas histórias. Histórias que começaram há mais de 100 anos e que convido você a continuar escrevendo comigo.”

Não dá aquela sensação de acolhimento? De que a casa onde a hamburgueria se localiza é especial e amigável? Além disso, em momentos não tão emotivos, o Hops também adota uma fala divertida, brincalhona e leve, perfeita para identificar um local que as pessoas buscam para relaxar e descontrair.

E então, percebeu a importância? E agora? Qual é a voz da sua marca? 

Leia também: Fãs orgânicos e o poder do Storytelling para atingir pessoas sem gastar nenhum centavo

Card com texto e foto: Luiza Adorna, Jornalista e Redatora da Âme

Comentários

Compartilhe nas redes sociais

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Conte sua história com a gente

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.