O Storytelling e a Segmentação de Mercado: o que é e como fazer

   14/10/2022  |     Anna Laura Neumann

Quando se fala em empreendedorismo uma certeza já se tem: haverão concorrentes comercializando exatamente a mesma coisa que você. Além disso, eles normalmente estarão bem próximos à sua empresa, disputando os mesmos clientes. Confere? Por esse motivo, é preciso aprender a se diferenciar no mercado. Você já sabe exatamente o que distingue a sua empresa da sua principal concorrente? É neste sentido que o Storytelling e a Segmentação de Mercado trabalham para a sua marca.

Explicando melhor, é muito comum que pequenas, médias e até grandes empresas comercializem o mesmo serviço ou produto que a concorrência (e está tudo certo). No entanto, por mais parecidas que possam parecer, é possível criar narrativas distintas, conquistando e fidelizando uma determinada parcela do mercado. Vamos aprender juntos?

O que o Storytelling pode fazer pelas pequenas e médias empresas?

Antes de mais nada, vale ressaltar que ao longo de toda a existência da humanidade, as histórias sempre foram capazes de impactar as pessoas. Inclusive levando-as a determinadas ações, como as de compra. Nesse sentido, o Storytelling entra nas pequenas e médias empresas como uma forma de construir a identidade da marca, cativando e trazendo para perto quem se identifica, se comove ou se inspira com essa narrativa.

Como a Anna Laura abordou em uma conversa com o Youtuber Fernando Vítolo (veja o vídeo completo aqui), “as pequenas e médias empresas têm medo de usar o Storytelling achando que ele só serve para grandes corporações. Mas, na verdade, elas conseguem criar coisas ainda mais incríveis porque elas estão ali, face a face com o seu consumidor”. Em outras palavras, para empreendimentos menores, quando essa conexão se concretiza, o elo entre empresa e consumidor tem ainda mais potencial de ser forte e duradouro.

Por outro lado, diversos empreendedores costumam achar que não têm nada de interessante para contar, mas acredite, quanto mais conectado aos clientes um negócio for, mais identificação ele pode proporcionar por meio de sua comunicação. Como resultado, é possível criar segmentações de mercado mais assertivas, fidelizando ainda mais os clientes.

Infográfico com 8 características de perfil de consumidor: Estilo de vida, Idade, Localização, Poder aquisitivo, Interesses, Padrão de consumo, Preferências, Etapa da vida. - O Storytelling e a segmentação de mercado: o que é e como fazer

Segmentação de Mercado, como fazer?

Entender quem é o seu público, o que consome e qual tipo de ação faz com que se sinta especial é um caminho importante para conquistá-lo. Ao pensar na Segmentação de Mercado você ajuda o seu negócio a ser mais certeiro com quem realmente tem potencial para se identificar e comprar da sua marca.

Explicando melhor, segmentar o mercado significa analisar as preferências e necessidades dos clientes para se comunicar com eficiência com eles. Ou seja, você não vai gastar com propaganda para toda a população da sua região se, por exemplo, apenas uma pequena parcela dirige caminhões da marca Volvo. Esse é o caso da nossa cliente Mecânica Berteli. Ao lado deles, construímos uma narrativa que se aproxima de quem são: divertidos, bem-humorados, cuidadosos, detalhistas, acolhedores com seus clientes e, principalmente, especializados em caminhões Volvo.

Na Âme Storytelling nós trabalhamos ao lado das marcas para encontrar exatamente qual a sua Segmentação de Mercado. Ou seja, para o cliente recém citado o público não é só interessado em mecânica, mas em mecânica de caminhões. E não só de caminhões, mas da marca Volvo. Não só da Volvo, mas motoristas que façam questão de qualidade e acolhida. Compreende?

Resumindo, segmentar o mercado é analisar preferências e necessidades para reunir pessoas em um grupo comum. Este, sim, vai receber conteúdos e propagandas de acordo com seus desejos de consumo. Bacana, né?

Fotografia ilustrativa de um notebook em cima de uma mesa de um café. Na parte inferior, centralizado, tem um caderno de capa roxa com a logomarca da  me Storytelling em letras cursivas. Imagem de: O Storytelling e a segmentação de mercado: o que é e como fazer

Como a Âme trabalha a Segmentação de Mercado?

Para começar, a nossa equipe compreende que segmentar o mercado significa entender que todos os públicos são diferentes, mesmo se estiverem no mesmo nicho de mercado. A exemplo disso temos os três escritórios de contabilidade que atendemos. Todos pertencem ao mesmo grupo, mas buscam clientes diferentes, em cidades diferentes.

Sendo assim, as nossas jornalistas, ao lado das gurias do design e do planejamento de conteúdo, criam materiais específicos para cada empresa. Cada uma com sua história particular e público-alvo. Inclusive, para entender o motivo de termos jornalistas formadas na nossa equipe, você pode conferir o artigo sobre isso aqui. É uma leitura de 6 minutos.

Nesse sentido, a estratégia de comunicação de todos os nichos que atendemos está intimamente ligada às histórias únicas que, no fim das contas, são as grandes responsáveis por tudo o que diferencia aquela marca das outras dentro do seu segmento.

Por aqui, além da contabilidade (Bonfadini, Consultores Associados e RGR), nós também atendemos outros segmentos, como saúde, tecnologia, lazer, arquitetura, moda, alimentação, serviços e até mesmo uma startup. Por falar nisso, você pode conhecer mais detalhes dos nossos clientes clicando aqui.

Ilustração com todas as logomarcas dos clientes da  me. Da esquerda para direita, primeira linha: Bonfadini Contabilidade, ThinLinc Cendio, Centro de Lazer Arroio do Meio, Clínica Dr. Wilson Dewes, Connecting Food. Segunda linha: CAS, Cronosul, Gemelli Sorvetes, HopsHaus, Loja Polo, Mamão com Açúcar; Terceira linha: Moderna, Mecânica Bertelli, Norde Arquitetura, Nutricionista Patrícia Bergjohann, Oficina670 Coworking, RGR Contabilidade,  Rocheli Cesário Odontologia, Ruby Chocolate, Salus, StoryTlaks e Sulati

O nosso trabalho com os segmentos de mercado

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, ao analisarmos a Segmentação de Mercado a um nível macro, às vezes pode parecer que ele engloba as mesmas pessoas. No entanto, quando analisamos cada particularidade de cada empresa, nos deparamos com nichos ainda mais particulares, que proporcionam oportunidades de fidelização de clientes, que se identificam verdadeiramente com aquela determinada marca.

Por isso, aqui na Âme nós temos como política não atender empresas do mesmo nicho. Dessa forma, conseguimos entrar nas estratégias da empresa, com suas segmentações de mercado específicas, sem conflitos de interesse entre uma e outra.

Além do mais, com uma publicitária, jornalistas e designers experientes na equipe, temos a possibilidade de entrar ainda mais na história dos clientes, desbravando os detalhes mais cativantes de cada um. Em resumo, é preciso entender que o Storytelling e a Segmentação de Mercado andam juntos para evidenciar uma empresa frente às demais.

Por fim, mais do que interesse, as histórias causam sensação de identificação, pertencimento e fidelização dos clientes. Contadas da forma certa, elas ajudam as empresas a encontrarem a sua real segmentação de público e trabalharem para aproximá-lo cada vez mais. Afinal, todo mundo conhece uma empresa que participa da história das pessoas. Que tal se fosse a sua marca a desempenhar esse papel?

Card com texto e foto: Victória Lieberknecht, Jornalista, Redatora e Planejadora da Âme

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