“Minha marca tem uma história?”

   01/11/2019  |     Anna Laura Neumann

Eu acredito que cada pessoa tem algo para compartilhar, uma história para contar. Mike Behrend também acredita nisso. Ele inicia sua fala no TEDx Talks contando que ensinou a um dos melhores clientes de seu restaurante, como preparar o prato que ele pedia constantemente. Com isso perdeu o cliente (risos), mas também percebeu algo muito importante: coisas grandiosas acontecem quando você divide o que você sabe com outras pessoas. Ao que acrescenta: nunca duvide que você tem algo valioso para entregar para as outras pessoas.

O mesmo acontece com as empresas. Elas são idealizadas e conduzidas por pessoas, por isso, também possuem coisas valiosas para compartilhar e histórias maravilhosas para contar. Nunca duvide disso. É o que repito a cada palestra que faço sobre Storytelling: até mesmo pequenas empresas podem contar histórias. O segredo está em encontrar as melhores fontes e a forma mais interessante para contá-las.

Para isso é preciso ter em mente de que as histórias não são uma enrolação sem fim, bem pelo contrário: são como uma caneta marca-texto, que irá explorar a mensagem da empresa e refletir sobre o que o receptor vai receber, criando uma hierarquia de informações pertinentes para isso.

E além de pontuar o mais importante, as histórias de uma empresa também precisam ser interessantes e envolventes. Elas precisam trazer aspectos emocionais, lúdicos, metafóricos, próximos da realidade do receptor. E é possível encontrar criatividade para tudo isso? Raymond Queneau, em sua obra Exercícios de Estilo, mostra que sim. Ele se utiliza de uma história cotidiana e aparentemente sem relevância, uma discussão entre dois passageiros a bordo de um ônibus, para criar outras 99 versões sobre esse acontecido. São 99 novos relatos sobre a mesma situação, o que prova que as histórias estão aí, só esperando para ser escritas, assim como as histórias da sua marca.

E se Luiz Rezende afirma que “é escrevendo que se vira escrevedor”, tomo a liberdade para acrescentar “é contando histórias que se vira um contador de histórias.”

Anna Laura Neumann

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