Fãs orgânicos e o poder do Storytelling para atingir pessoas sem gastar nenhum centavo
O que fãs, seguidores orgânicos e o Storytelling têm em comum? Tudo! A conquista de fãs e seguidores de maneira orgânica, sem nenhum investimento em mídia, geralmente acontece com empresas que possuem um conteúdo envolvente, uma boa comunicação, uma história que conecta e emociona. Isso aproxima as pessoas, que passam a acompanhar a marca sem terem sido compelidas a isso através de anúncios, por exemplo.
É claro que investir em anúncios online, como falamos há pouco tempo, é uma estratégia muito importante também, clique aqui para ler. Mas se tem uma coisa que nos deixa felizes e realizadas é ver fãs e seguidores chegando nas redes das marcas, de forma orgânica, totalmente influenciados pelas histórias contadas por elas, conectados por uma proximidade real.
Um exemplo disso foi compartilhado pela Anna Laura há pouco tempo. Um de nossos clientes conquistou 100 seguidores novos no Instagram em 7 dias, de forma 100% orgânica. Tudo isso em uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes. Para eles, esse dado significa muito e para nós também.
Esse exemplo confirma que ainda é possível engajar pessoas reais com as marcas nas redes sociais. Parando para refletir, são 100 pessoas que passaram a acompanhar essa marca no Instagram, o que representa 2,5% do total de seguidores da empresa, localizada em Arroio do Meio. Essas pessoas ofereceram um voto de confiança: “estou te seguindo, então me conte coisas interessantes!” Elas não foram seguidas, para começarem a seguir de volta, muito menos foram compradas por alguma ferramenta ilícita. Elas também não chegaram através de influenciadores ou anúncios pagos no Instagram, estratégias válidas e que utilizamos aqui na Âme. Pelo contrário: foram 100 pessoas que, espontaneamente, por resultado da comunicação, da história contada pela marca, decidiram segui-la no Instagram.
Eu não sei para você, mas para as pequenas e médias empresas, 100 seguidores é muita gente, principalmente quando falamos em pessoas qualificadas. Se elas escolheram seguir a marca, a probabilidade de se tornarem futuros clientes é muito, muito alta. E se você está pensando, “ah, o que são 100 pessoas perto dos milhões que um influenciador conquista com um vídeo no TikTok?”, nós te perguntamos: qual é a realidade da sua marca? Do seu público? Você conseguiria, anos atrás, reunir 100 pessoas em um único espaço para falar sobre o que a sua marca oferece ao mundo?
Precisamos ir além na comunicação de uma marca. Devemos contar histórias e compartilhar conteúdos para pessoas, independente do meio pago ou orgânico. No fim das contas, o que importa é se alcançamos, de fato, o coração do nosso público.
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