Histórias nos palcos: como o TED e o TEDx levam o Storytelling para o público

   30/08/2024  |     Victória Lieberknecht

As histórias têm um enorme destaque nos palcos dos eventos TED e TEDx por todo o mundo. Já percebeu? Mas você sabe a diferença entre os dois? Neste artigo, você vai entender melhor sobre o assunto e descobrir como o TED e o TEDx levam o Storytelling para o público.

Em um primeiro momento, é importante entender que TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de compartilhar ideias por meio das talks ou, em português, conversas. Por isso, TED e Storytelling sempre tiveram tudo a ver. Isso porque cada pessoa que sobe no palco, além do conteúdo, também leva uma história. 

Desde 1984, quando a organização surgiu em uma conferência anual na Califórnia, personalidades como Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck já contaram suas histórias. E as narrativas seguem acontecendo por todo o mundo, pautadas pela sigla Tecnologia, Entretenimento e Design. 

Fotografia Ilustrativa de Bill Gates - 
 Histórias nos palcos: como o TED e o TEDx levam o Storytelling para o público
FOTO: Ryan Lash/TED

Entretanto, com o passar dos anos, as discussões nos eventos passaram a englobar outros campos, como educação, ciências, negócios, artes e questões globais. É muito conhecimento reunido, disponível para todos os públicos, em eventos mundiais, mas também locais.

O TEDx pelo mundo

Criado pelo TED, o TEDx é um programa de eventos locais que reúnem pessoas para dividir uma experiência ao estilo do evento global. São inteiramente planejados e coordenados de forma independente, baseados num espírito comunitário e sem fins lucrativos.

Assim como no evento mãe, o conteúdo compartilhado no TEDx – acompanhado de uma narrativa engajadora – é compreendido e memorizado muito mais facilmente pelo público. É o impacto de uma boa história, possível de ser sentido independente de onde se conta essa história. Seja num evento divulgado mundialmente ou em outro feito para pessoas locais. 

No Brasil, conheça o TEDxSantaCecília

O TEDxSantaCecília 2024, por exemplo, ocorreu em agosto em São Paulo com o tema “Ideias mudam tudo: inteligência natural, o futuro em nossas mãos”. Mais uma vez, a Âme Storytelling teve a honra de apoiar o evento, auxiliando no planejamento da divulgação do evento, ao lado de diversos profissionais de todo Brasil, e prestando apoio com design e texto. Espia alguns registros:

Quatro fotografias ilustrativas mostrando momentos do TEDx Santa Cecília - Histórias nos palcos: como o TED e o TEDx levam o Storytelling para o público
FOTOS: Milton Marino

E já que estamos falando de boas apresentações pelo mundo, existe uma palestra TED, intitulada “The magical science of Storytelling”, que demonstra bem o quanto uma história faz a diferença, inclusive na hora de vender. 

Um produto com história nunca será apenas um produto

Nesta talk, Phillips aborda o poder do Storytelling e entre os exemplos cita um experimento literário e antropológico idealizado por Rob Walker e Joshua Glenn. O estudo demonstrou o efeito da narrativa no valor subjetivo de qualquer objeto.

O projeto leiloou produtos de brechós via eBay e utilizou, para descrições dos itens, contos escritos propositalmente por mais de 200 escritores. Os objetos, comprados por US$ 1,25 cada em média, foram vendidos por quase US$ 8.000,00 no total. 

Esse é o poder do Storytelling! 200 itens que se tornaram 200 histórias para impactar os corações de consumidores (emocionalmente conectados) pelo mundo! Por falar nisso, sabe o que mais geram boas histórias? Livros! 

Vai um livro aí?

Aqui na Âme, nossas conversas sempre acabam em livros. Então, nada mais justo do que encerrar esse artigo sobre TED com uma ótima dica de leitura. A recomendação é o livro TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público.

Fotografia ilustrativa de um kindle mostrando a capa do livro TED Talks de Chris Anderson - Histórias nos palcos: como o TED e o TEDx levam o Storytelling para o público

Nas 240 páginas, o autor Chris Anderson fala do poder que as palestras curtas, francas e cuidadosamente elaboradas do programa têm de compartilhar conhecimento, despertar empatia, gerar empolgação e promover sonhos.

Feita da maneira certa, segundo ele, uma apresentação é capaz de eletrizar um auditório e transformar a visão de mundo da plateia. Você concorda? A gente sim, principalmente quando ela é criada com história, como vimos nos exemplos de TED acima!

Acreditamos que uma comunicação com Storytelling é muito mais do que comunicação. Por isso, desejamos e trabalhamos para que as boas histórias possam sempre ganhar os palcos.

Card com texto e foto: Luiza Adorna, Jornalista e Redatora da Âme

Leia mais: Como conquistar mídia espontânea através do Storytelling

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