Como dois leões de mármore são exemplo de Storytelling

   20/01/2022  |     Anna Laura Neumann

Quantas narrativas temos mundo a fora! Nunca faltarão histórias para serem contadas e por isso o Storytelling é tão atrativo, significante e certeiro na trajetória de uma marca. É com ele que empresas e clientes, instituições e comunidade, estabelecimentos e consumidores se conectam.

É possível contar histórias e impactar os seres humanos de diversas formas e uma delas foi pauta de uma publicação no Linkedin da Anna Laura, idealizadora da Âme. Em sua narrativa, a Anna nos mostra como dois leões de mármore são exemplos de Storytelling nos Estados Unidos. Vamos conferir o que ela tem a dizer?

“A primeira coisa que um turista encontra ao visitar a Biblioteca Pública da cidade de Nova York são os dois leões de mármore ao lado das escadarias de entrada do prédio. Essas estátuas são as queridinhas da cidade e já receberam até apelidos!

Os primeiros foram Astor e Lenox, até que o prefeito Fiorello La Guardia os renomeou, chamando de Patience e Fortitude, se referindo às qualidades que os norte-americanos deveriam ter para vencer a depressão econômica dos anos 1930. Os nomes permanecem até hoje e recentemente a dupla foi até vacinada contra a Covid-19! A publicação nas redes da Biblioteca, contando o fato, trazia essa foto de um dos leões com o curativo e a seguinte legenda:

“Patience and Fortitude got their shots!

We’re roaring about vaccines from the steps of Fifth Avenue! Vaccines are the best and *mane* way New Yorkers can keep each other safe.”

Isso é Storytelling. Storytelling é sobre personagens, contexto, detalhes, bastidores. A história dos leões da Biblioteca Pública de Nova York tem todos esses elementos e eu posso provar!

Personagens: dois leões de mármore, que apesar de serem inanimados, ganham vida a partir do momento que recebem nomes, que se transformam em símbolos de uma cidade, que participam das histórias que as pessoas estão vivendo também. Tem até gente que chama eles carinhosamente de P e F nos comentários das redes da Biblioteca!

Contexto: estamos vivendo uma pandemia mundial e a questão das vacinas é um assunto recorrente. Com essa história a Biblioteca Pública de NYC participou dessa conversa e ainda apresentou o seu posicionamento.

Detalhes: as histórias são mais ricas com detalhes e fazer com que os leões recebam curativos nas patas, como se efetivamente tivessem recebido as vacinas, faz a história se conectar ainda mais com as pessoas. Sem contar que aqueles que não viram a publicação online, devem ter ficado curiosos para saber o que aquele adesivo significava.

Bastidores: os leões da Biblioteca serem vacinados é algo que “acontece” nos bastidores da marca. Eles não estão falando dos livros, das visitas dos turistas ou de algum evento que acontecerá em breve. Histórias que trazem os bastidores chamam muito a atenção e fazem com que as pessoas se sintam parte daquela comunicação.

Storytelling é contar uma história que gera conexão e relevância para uma marca. Storytelling é tudo isso e muito mais.”

Assim como a Biblioteca Pública da cidade de Nova York, as marcas atendidas pela Âme também compartilham histórias, significados, momentos, bastidores e tudo o que gera narrativa, encanto e conexão.

E a sua marca? Qual história ela conta?

Card com texto e foto: Anna Laura Neumann, Publicitária e Idealizadora da Âme

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