Como conquistar mídia espontânea através do Storytelling

   05/07/2024  |     Victória Lieberknecht

Como está a credibilidade e a autenticidade da sua marca? As boas histórias que acontecem em sua empresa geram conexão com a comunidade? Ou melhor, as pessoas ao redor da sua marca conhecem a sua história no dia a dia? Neste artigo, explicamos como conquistar mídia espontânea através do Storytelling e a partir da construção de uma marca sólida e confiável. 

No livro Histórias que inspiram, a autora e palestrante Kindra Hall destaca que a maneira mais simples e eficaz de construir pontes é com o Storytelling. Isso porque, “no fim das contas, são as histórias que marcam” porque toda “história tem um lugar exclusivo no cérebro humano”. Em resumo, quando uma marca se comunica com eficiência e verdade, ela vai muito além daquilo que vende. Ela se conecta ao público, vende propósitos e gera emoção. Leia mais sobre o poder do Storytelling clicando aqui. 

Em outras palavras, marcas que contam abertamente a sua história têm mais chances com a mídia espontânea. Mas como fazer isso?

Imagem com texto: a história tem um lugar exclusivo no cérebro humano - Como conquistar mídia espontânea através do Storytelling

Notícias são fragmentos de sua história

Existem diversas formas de contar boas histórias e, muitas delas, são motivadas pelas novidades de uma marca. Então, quando você for compartilhá-las com o público, procure enfatizar o quanto cada notícia significa para a trajetória da sua empresa e, mais do que isso, o quanto é especial. Assim, além de conectar-se com os consumidores, a marca também tem mais chances de conquistar a mídia espontânea.

Mas o que é mídia espontânea?

É quando uma notícia, história ou informação sobre uma organização é veiculada pelos meios de comunicação de forma natural, sem que haja um pagamento direto pela exposição. E para conquistar esses espaços, agências de comunicação sérias utilizam estratégias como:

✔️ releases bem estruturados;
✔️ equipe de marketing bem relacionada com a imprensa;
✔️ importância da marca para a história local;
✔️ gestores que são autoridades no seu segmento.

Mais do que isso, ao compartilhar todos os momentos da sua empresa com o público, você cria um vínculo único e pessoal com a sua audiência. Então quando a sua empresa se torna importante e querida na comunidade onde atua, os novos capítulos da sua história naturalmente tornam-se notícia. E por isso é importante narrá-la em todas as frentes da marca.

Um exemplo prático de mídia espontânea através do Storytelling

Nossa cliente Gemelli Sorvetes, referência em Lajeado desde 1970, tem sua fábrica em um ponto da cidade que sofre com as enchentes de grande proporção. Depois de repetidos desafios – como a enchente histórica de maio de 2024 -, decidiu escrever seu recomeço em uma parte alta do município. E, claro, nós contamos tudo nas redes da marca

Imagem com print de publicação do Instagram da Gemelli Sorvetes - Como conquistar mídia espontânea através do Storytelling

A comunidade como um todo ficou muito feliz! E, como resultado, poucas horas depois, a mídia local publicou uma notícia espontaneamente. 

Imagem com print de uma notícia de jornal onde a Gemelli Sorvetes é citada - Como conquistar mídia espontânea através do Storytelling

Com essa visibilidade, a boa notícia da Gemelli Sorvetes também se tornou informação estadual através de uma entrevista em horário nobre na RBS, afiliada da Rede Globo. Isso porque, como costuma acontecer no Jornalismo, as mídias locais pautam os veículos maiores e, assim, as histórias chegam a ainda mais pessoas. Para assistir, clique aqui

Dessa forma, conquistar mídia espontânea envolve identificar histórias relevantes para a comunidade da marca, percebendo oportunidades de exposição. E o Storytelling é um ótimo aliado para isso. 

Se você tem interesse em descobrir o caminho para conseguir um espaço na mídia de forma orgânica e natural, te esperamos para uma conversa no WhatsApp. 

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Leia também: Storytelling vende?

Card com texto e foto: Luiza Adorna, Jornalista e Redatora da Âme

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