Storytelling não é moda!

   09/06/2021  |     Anna Laura Neumann

Você já deve ter percebido que o Storytelling vem aparecendo bastante por aí, até parece uma modinha passageira, com fórmulas prontas – doce engano. Contar histórias não é algo novo, bem pelo contrário. As histórias existem desde que existimos como humanidade.

As antigas tribos sentavam ao redor das fogueiras para contar histórias – os líderes, as pessoas mais velhas, utilizavam esse recurso para passar ensinamentos, seus valores e propósitos às novas gerações. Com as histórias, a união e a cultura da tribo eram garantidas de geração em geração.

“Os antropólogos consideram o fogo a faísca que despertou a evolução humana. Isso faz sentido, porque, assim que nossos ancestrais controlaram o fogo, puderam cozinhar comida, o que aumentou radicalmente o tamanho do cérebro humano. O fogo também espantava os predadores à noite, outro ponto positivo se você quisesse viver para assistir ao nascer do sol. Até recentemente, entretanto, poucos cientistas tinham estudado um dos mais profundos benefícios do fogo: despertar nossa imaginação por meio das histórias.

A luz do fogo esticou o dia, proporcionando mais tempo para outros propósitos além de apenas caçar e coletar. Conforme as pessoas compartilhavam suas experiências pessoais em volta da fogueira, aprendiam a evitar o perigo, a caçar em equipe de modo mais eficiente e a fortalecer tradições culturais. Os antropólogos sociais acreditam que o storytelling correspondeu a 80% das conversas de nossos ancestrais em torno do fogo.”

Esse trecho do livro do Carmine Gallo relata um pouco mais sobre a origem das histórias e é uma prova de que o Storytelling está bem longe de ser apenas uma modinha passageira – ele existe há milhares de anos.

O que é mais recente é o uso de histórias no universo corporativo. As empresas perceberam o poder do Storytelling na sua comunicação, pois ele gera relacionamento, empatia e uma conexão verdadeira entre marca e público – e isso é essencial para a construção de uma marca.

Por isso reafirmamos: Storytelling não é moda. Ele vem de muito tempo e faz parte da nossa construção como humanidade, por isso faz todo sentido utilizar histórias quando queremos nos comunicar com outras pessoas. Vamos conversar?

Comentários

Compartilhe nas redes sociais

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Conte sua história com a gente

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.