Histórias nos tiram do isolamento

   02/04/2020  |     Anna Laura Neumann

Preciso confessar: O Diário de Anne Frank foi um dos livros que mais demorei para ler. Foram meses de insistência. Desistia, lia alguns capítulos, desistia novamente. O motivo? NADA acontecia. Passavam-se dias, semanas, meses e a família da Anne continuava lá, em isolamento, se escondendo do pior. A narrativa era retilínea, sem clímax, sem suspense, sem reviravoltas, sem nada.

Ah, mas quando terminei de ler, lágrimas escorreram pelo meu rosto… O final dessa história real é triste, mas o motivo das minhas lágrimas era outro: eu finalmente havia entendido tudo o que eles passaram naquele esconderijo. Eu entendi que o tédio, a sensação de sufocamento e ansiedade que eu sentia ao ler cada palavra do diário, era exatamente o que eles sentiram. A história me transportou para um lugar e uma situação dos quais nunca nem cheguei perto. As palavras da Anne me fizeram viver algo que nunca vivi, sentir algo que nunca senti. Ela me conectou com todas as pessoas que compartilharam aqueles dias com ela.

Recentemente, assim que o Coronavírus fez todos se isolarem, a história da Anne Frank voltou como um raio no meu coração. Lembrei de todas as sensações novamente e agradeci pelo meu isolamento ser em casa e não em um esconderijo. Por eu me esconder de um vírus e não de uma guerra. Mas esse não é o ponto que eu quero chegar aqui. Meu ponto é, como você já deve imaginar, HISTÓRIAS.

São elas, as histórias, que tocam o coração, que provocam emoções, que fazem refletir, fazem agir. Histórias tiram do isolamento, aproximam e conectam. E falando nelas, qual história a sua marca está contando durante essa pandemia? Como ela está se aproximando das pessoas? Você pode estar pensando: “meus clientes precisam ficar em casa, então estou utilizando as Redes Sociais para divulgar a minha marca”. Sim, mas como você está fazendo isso? O que está dizendo? Como está dizendo?

É importante pensar nisso, por dois motivos importantes:

 Assim que a sua publicação for ao ar no Facebook ou no Instagram, por exemplo, ela vai concorrer com inúmeras outras páginas e pessoas. Um layout extravagante, uma foto impactante, um texto em caixa alta: nada disso vai adiantar se a sua mensagem não criar conexão com quem está lendo. Ela vai simplesmente se perder entre tantas outras publicações. Vai passar despercebida.

 Tudo o que você publica pode se voltar contra você. Contra a sua marca, nesse caso. Essa é uma realidade diária da Internet como um todo, mas em períodos como esse os ânimos estão ainda mais exaltados. Você pode querer dizer uma coisa, mas sua publicação transmitiu outra e quem leu entendeu bem outra. E então, o que poderia ajudar a sua marca a continuar viva na memória das pessoas nesse momento de pandemia, pode decretar seu fim.

Ainda não te convenci que o Storytelling é um aliado nesse momento? Então elenquei alguns dos benefícios das histórias para a Comunicação das marcas no período em que estamos vivendo (e em todos os outros):

– histórias criam a identidade da sua empresa: quando as histórias que envolvem sua empresa são contadas de forma consistente, elas transmitem a identidade e o porquê sua empresa existe. Compartilhar essas histórias com frequência, em diferentes abordagens, cria identificação e lembrança;

– histórias criam relevância: as pessoas vão lembrar da sua marca com mais frequência se você trouxer conteúdos interessantes, que abordem o que é relevante, no contexto correto;

– histórias criam contexto: e como citei acima, o contexto correto é necessário para gerar relevância. Sua marca deve escrever os capítulos que o público quer, de fato, ler;

– histórias geram empatia: elas colocam empresas e consumidores no mesmo patamar, o que pode ser imprescindível para superar esse momento de crise. Elas também auxiliam a evitar as críticas, deixando as Redes Sociais da sua marca um espaço favorável para a Comunicação, não para os ataques;

– histórias transmitem informação: fica mais fácil transmitir dados e orientações através de uma Comunicação mais empática;

– histórias criam diferenciação: sua marca não fala do Coronavírus só porque todo mundo está falando. Ela fala do seu jeito, no seu contexto, valorizando sua conexão com as pessoas, entregando um conteúdo relevante e não apenas mais do mesmo.

Por fim, mas não menos importante: histórias, contadas do jeito certo, tiram marcas e pessoas do isolamento. E nós podemos contar a história da sua marca.

Anna Laura Neumann

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